A Universidade Federal de São Paulo está realizando um estudo que traz dados sobre paciente de Covid-19, tanto assintomáticos quanto sintomáticos e quais foram os seus sintomas com o intuito de analisar o desenvolvimento do vírus no país.
Em Criciúma o laboratório responsável pela pesquisa, que já está na quinta fase é o Biovita. São 25 bairros da cidade compreendidos na área demarcada para a análise. “Vamos abordar estes pacientes ou eles podem ir até o laboratório. Chegando nós identificamos, fizemos a coleta de sangue e eles preencher um formulário. É importante porque saberemos quais são assintomáticos e quais os sintomas que tiveram. É interessante para a parte estatística”, salienta a bioquímica do Laboratório Biovita, Beatriz Garcia Silva, em entrevista ao Programa Agora da Rádio Som Maior.
Serão coletados dados de 200 a 300 pessoas durante três semanas de pesquisa. Todos receberão o laudo do exame. Uma outra parte importante da sorologia é a avaliação de pessoas que já receberam a vacina. A sorologia quantifica quanto de anticorpo a gente tem.