As comapanhias aéreas Latam e Azul deverão compartilhar as suas aeronaves para as viagens feitas no Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. A unificação das linhas surge como uma ação nacional entre as duas empresas, em decorrência da baixa demanda de voos por conta da pandemia de Covid-19.
“Essa falta de demanda fez com que eles fizessem uma parceria chamada Codeshare, em que o passageiro hora vai voar na aeronave da Azul, hora na da Latam”, esclareceu o diretor da RDL Aeroportos, empresa responsável pelo Aeroporto Regional de Jaguaruna, André Costanzo.
Até o momento, a Azul ainda não voltou a operar no Aeroporto de Jaguaruna. A justificativa da empresa se deve, também, a baixa demanda de passageiros. A previsão inicial é de que, na região, o retorno fique para as próximas semanas de agosto ou até mesmo para o início de setembro.
Enquanto isso, a Latam segue sendo a única a operar linhas em Jaguaruna. Os vôos acontecem nos domingos, terças e quintas, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, mas deverá sofrer uma mudança de horários nos próximos dias. O movimento, no entanto, ainda é baixo.
“Ainda tem pouco movimento nesses vôos disponíveis, tem muito que melhorar. A aeronave às vezes voa somente com 20, 25 ou 30 pessoas”, pontuou Constanzo.
O diretor da RDL ainda ressalta que o Aeroporto estava vindo com tratativas para trazer a Gol à região. A previsão é de que, assim que a pandemia der um sinal de decréscimo na região, sejam retomadas as conversas com a companhia aérea.