A Lei Lucas está em vigor desde 2018, e garante a obrigatoriedade de que todo profissional da educação deve ter treinamento de primeiros socorros. Atualmente, na maioria das escolas, tal treinamento é realizado de forma EaD, carecendo assim do estudo prático do assunto.
Por isso, a Maxipas, empresa especializada em Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, desenvolveu o projeto Nossas Crianças Seguras, onde o Técnico de Segurança do Trabalho, ministrará o treinamento de Primeiros Socorros, com simulações de situações reais que podem vir a acontecer nas escolas.
“Com esse treinamento os pais se sentirão 100% seguros ao mandar seu filho para escola, pois saberão que naquele ambiente, os professores e alunos estarão capacitados de forma eficiente para agir em uma emergência." pontua Deyvit William, técnico de segurança do trabalho e bombeiro voluntário.
O treinamento será focado em professores, gestores e alunos dos últimos anos do ensino fundamental e do médio, iniciando nessa primeira etapa do projeto nas escolas: EEB Humberto de Campos, em Criciúma, EEB Vitorio Burigo na Estação Cocal e com os diretores da rede pública de Içara. Contudo, para o próximo ano, a empresa prevê a expansão para toda a região da AMREC.
Origem da Lei Lucas
A história triste da luta de uma mãe, para que a tragédia que aconteceu com seu filho Lucas não se repetisse. Lucas Begalli tinha apenas 10 anos quando perdeu a vida em uma excursão da escola, em Campinas. No passeio, Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha, o que ocasionou a asfixia mecânica e como não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada, acabou não resistindo.
Sua mãe, Alessandra, lutou para que uma lei fosse criada a fim de evitar tragédias como essa, assim a Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada dia 4 outubro de 2018, obrigando as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem
para atendimentos de primeiros socorros.
A Maxipas
A Maxipas está localizada no Centro de Criciúma, sendo a maior empresa de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho do Sul do Brasil e está entre as dez maiores do país, atuando nacionalmente com mais de 7 mil clientes e 3.500 clínicas credenciadas