Os moradores da comunidade de Barra Velha, no Balneário Rincão, estão saturados com a falta de educação dos motoristas da região. Um decreto assinado pelo prefeito, Jairo Custódio, proíbe o tráfego de veículos na orla das praias da cidade. Porém, não é o que acontece e, inclusive, os infratores retiraram barreiras que foram colocadas nos acessos ao mar para poderem passar com seus automóveis e motos.
É o que conta o morador Marcos Force. “Os veranistas não estão dando sossego. Passamos por muita dificuldade. Sabemos que existe o decreto, foi cercado o acesso, mas não tem jeito. Temos que esperar os carros passarem, em alta velocidade, pela areia da Barra Velha”, desabafa Force.
A multa para descumprir o decreto que proíbe o trânsito de veículos na orla é de R$ 130,00, além de perder quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já o ato de estacionar em local proibido da orla equivale a uma infração grave, descontando cinco pontos da carteira; a multa é de pouco mais de R$ 190.
Além das rondas de fiscalização, a PM também disponibiliza o número 190 para que sejam feitas denúncias sobre irregularidades na orla marítima.