O Governo do Estado, em parceria com os municípios catarinenses, realizou uma pesquisa inédita para coletar informações sobre todos os profissionais que atuam nas escolas de Santa Catarina. O “Censo da Educação catarinense" foi construído ao longo das últimas semanas com dados coletados a partir do cadastro para vacinação de professores e demais trabalhadores das instituições de ensino do estado.
Em um cenário com aproximadamente 176 mil profissionais da Educação, o levantamento inclui informações como área de atuação, faixa etária e aponta, inclusive, se o cadastrado já foi vacinado ou integra o grupo de risco da Covid-19. Estão inseridos no censo os professores, auxiliares, equipe gestora, trabalhadores de serviços gerais, vigilantes e qualquer outro funcionário ligado diretamente às unidades de Ensino Básico e Superior, sejam públicas ou privadas.
"É muito importante podermos dimensionar e conhecer a realidade da educação catarinense. Isso vai permitir um planejamento ainda mais assertivo das nossas políticas públicas para a área e assegurar a imunização contra a Covid-19 dos profissionais de educação", afirma o governador Carlos Moisés.
O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, agradeceu o empenho das equipes que fizeram a construção do levantamento e reforçou a importância dos dados para a realização de novas ações da pasta. “Este trabalho em conjunto foi um processo ágil e que só foi possível pela união de todos, de rede pública e privada, do Ensino Infantil ao Ensino Superior, em prol da educação catarinense. Compilamos esses dados e agora temos um detalhamento de profissionais por município, faixa etária, cargo de atuação, entre outros números que serão muito importantes tanto para facilitar a vacinação quanto para criar ações futuras da educação.”
As informações coletadas já foram compiladas e repassadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que a partir do dia 26 de maio começa a vacinar contra a Covid-19 os profissionais cadastrados. O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, valorizou a parceria entre SED e SES. "Nós podemos avançar na vacinação pela junção destes dados, principalmente por municípios. É um contingente populacional importante e que precisa ser protegido. Parabéns para as equipes pelo retorno às aulas e proteção dos alunos. Graças ao PlanCon Edu e às medidas de segurança, a escola é um dos locais mais seguros para deixar as crianças durante a pandemia”.
Para coletar informações de todos os profissionais de Educação de Santa Catarina, a SED criou um formulário distribuído a todas as secretarias municipais, com prazo de cadastramento até o dia 11 de maio. O “censo” contou ainda com a colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe) e as associações de municípios.
Inclusão de mais profissionais
Até a próxima sexta-feira, 28, está aberto outro formulário para inclusão de novos profissionais contratados para atuar nas escolas, motoristas do transporte coletivo, técnicos que atuam nas secretarias municipais e estadual de educação e Coordenadorias Regionais de Educação, além dos profissionais que perderam o prazo do primeiro cadastro para imunização. De acordo com o Plano de Vacinação, os cadastros realizados a partir de agora integrarão o último grupo prioritário de profissionais da área a receberem a vacina.