Uma quantidade significativa de lixo foi encontrada no rio Criciúma durante os trabalhos de desassoreamento no bairro Paraíso. Segundo a Prefeitura de Criciúma, a presença desses materiais no rio prejudica o escoamento da água e favorece a ocorrência de alagamentos.
“É fundamental que cada cidadão faça a sua parte e coloque o lixo em seu devido lugar. Pedimos a compreensão da população para o bem-estar de todos", pediu o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Desassoreamento intenfisicado
Aproveitando o período de sol, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana intensificou os trabalhos de desassoreamento na localidade. A limpeza está sendo feita com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, mais conhecida como "pescoçuda".
O procedimento ajuda a desobstruir a passagem da água, aumentar a vazão do rio e reduzir o risco de alagamentos nas comunidades criciumenses.
De acordo com o secretário da pasta, Tita Belloli, o desassoreamento consiste na limpeza do Rio Criciúma, retirando da água todos os resíduos e entulhos, sem alterar o leito original do rio em relação a largura e profundidade.
A ação é autorizada pela Defesa Civil de Criciúma. "Nos últimos meses, durante os períodos de chuva, o bairro Paraíso enfrentou problemas, quando o rio saiu fora da calha, atingindo algumas residências. Então, por isso, o desassoreamento é emergencial", explicou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.
--
Colaboração: Eduarda Salazar