Os candidatos à reeleição da reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Ceretta e Daniel Preve deram início às visitas em salas de aula para a construção da próxima gestão. O pleito que acontece no dia 10 de junho oportuniza a eleição com o voto direto e universal. Os encontros com os cursos estão acontecendo de forma online, onde estudantes, professores e candidatos dialogam resgatando ações e prospectando os próximos quatro anos. “Este é um momento muito importante de escuta e diálogo que é fundamental para o processo da universidade que fizemos e queremos. O voto universal é uma voz importante dos acadêmicos, na consolidação da Unesc democrática, participativa e plural que supera e reinventa”, afirmou Luciane Ceretta.
Única universidade do Brasil a promover eleição direta, com a participação de professores, estudantes e funcionários, para a escolha dos gestores, este ano terá como novidade a votação em formato híbrido, com a possibilidade de ser presencial ou online. “Sempre tive portas abertas para levar as demandas estudantis. Como integrante do movimento estudantil tive a oportunidade de conhecer universidades de todo o Brasil e garanto que nenhuma universidade se propõe a conversar como a Unesc. No início da pandemia, onde estouraram várias crises, somente a gestão da Unesc sentou e explicou aos estudantes o que estava acontecendo e sendo realizado financeiramente e academicamente”, comentou, em reunião com o curso de psicologia, a estudante, Suzel Ramos.
Paralelamente às visitas acontecem também reuniões com todos os segmentos da comunidade acadêmica para alinhamento dos eixos estratégicos que embasam as propostas. No total são nove eixos estratégicos: Gestão Universitária e Desenvolvimento Institucional, Valorização das Pessoas, Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Pesquisa, Pós Graduação e Internacionalização, Atenção ao Estudante e Permanência Estudantil, Sustentabilidade e Democracia Ambiental; Ensino e Formação Docente, Comunicação e Imagem Institucional, Inovação e Tecnologia. “Este fóruns que são todos online e abertos para toda a comunidade acadêmica estão sendo riquíssimos. Além de repactuarmos o projeto de universidade e ações que irão nortear a gestão nos próximos quatro anos, saímos fortalecidos por socializar o cotidiano”, sublinhou a coordenadora de campanha, a pró-reitora acadêmica, professora Indianara Reynaud Toreti. “Valorizamos muito os espaços de diálogo que reforça a instituição comunitária e inserida com todos os desafios do nosso tempo com sustentabilidade e compromisso com a comunidade”, completou o vice-reitor, Daniel Preve.