O Maio Amarelo é um mês em que se intensificam os trabalhos de conscientização aos condutores e pedestres em relação ao trânsito, principalmente para alertar e chamar a atenção da população para os altos índices de acidentes nas estradas de todo o mundo.
“Os números de vítimas de acidentes de trânsito crescem assustadoramente, então em conjunto com as forças do município e entidades privadas, a gente fez um somatório de esforços no sentido de trazer algumas atividades que possam chamar a atenção da população com o objetivo de preocupa-los para que a gente possa diminuir o número de acidentes”, ressalta o gerente de Educação em Trânsito da DTT de Criciúma, Remerson Luiz Vicência, o Rubão.
Em Criciúma, na Praça Nereu Ramos, terão diversas ações relacionadas ao Maio Amarelo acontecendo dos dias 18 a 25 desse mês. No primeiro dia das ações terá uma carreata do Parque dos Imigrantes até o Parque das Nações com todas as entidades envolvidas na campanha. Já na praça, cada dia haverá uma entidade responsável por divulgar as ações, a fim de conscientizar a sociedade.
Para o advogado e comentarista de trânsito, Vinicius Ribeiro, a grande preocupação atualmente é em relação ao número de acidentes, infrações e embriaguez no volante. “A maioria dos acidentes ocorre com jovens de 18 a 29 anos de idade. Precisa ser feito um trabalho muito pesado de conscientização”, salienta Ribeiro.
Ouça a entrevista na íntegra: