Animais abandonados é um problema corriqueiro em vários municípios do país. Em Criciúma, não é diferente. O assunto foi abordado no programa Conexão Sul, da Rádio Som Maior, na manhã desta segunda-feira (21). Christophe Lima é o novo coordenador do Núcleo de Bem Estar Animal de Criciúma, que atualmente é vinculado a secretaria municipal de saúde. Ele está no cargo há pelo menos 10 dias. Lima revelou que em Criciúma existe mais de 10 mil cães nas ruas. A solução para o problema, segundo ele, é a castração.
"Muita gente pensa que o Núcleo é um abrigo e não temos condições de colocar todos os animais de rua lá dentro do Núcleo. Até porque são mais de 10 mil cães de rua. Vamos começar a fazer um Censo para diagnosticar e ver bem onde estão os maiores problemas. A nossa missão maior é a castração. Somente com a castração vamos conseguir diminuir esse número de cães abandonados. Só hoje já recebi 10 pedidos de ajuda. São muitos cães abandonados. Então, vamos trabalhar muito na área de castração. Nesse momento não estão sendo feitas castrações por problema burocráticos. Já estamos trabalhando em um novo convênio com todas as clínicas de Criciúma", informa.
O Núcleo de Bem Estar Animal de Criciúma realiza atendimento clínico de baixa complexidade e já trabalha para aumentar a demanda para média complexidade. O local funcionará como uma espécia de casa de passagem para cães de rua que necessitam de algum tipo de tratamento.
Christophe Lima faz um alerta. "Não existe animal de rua. Existe um animal que o ser humano colocou na rua. Falta conscientização. É um trabalho que vamos fazer nas escolas e com palestras. Queremos criar a idéia na cabeça das crianças do não abandono, de bons tratos.", finaliza o coordenador.