Segundo o Governo de Santa Catarina, o estado foi o que mais realizou cirurgias eletivas hospitalares em 2021, levando em consideração a população residente. Foram 41.603 cirurgias hospitalares em 365 dias, mais 57.081 cirurgias ambulatoriais no período. Ao todo, foram realizadas 98.684 cirurgias eletivas no ano passado, ou seja, 17,1% do total de 578 mil feitas no país.
Mesmo assim, o deputado estadual José Milton Scheffer (PP) trouxe um dado alarmante sobre a questão, durante entrevista ao programa Conexão Sul, da Rádio Som Maior, nesta quinta-feira, 17. "[As cirurgias eletivas] são uma das prioridades da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, da qual eu sou presidente. Hoje, passam de 100 mil pessoas esperando cirurgias", disse.
De acordo com o parlamentar estadual, o foco de trabalho atualmente para sanar o assunto é a busca por recursos junto às instituições de saúde filantrópicas e ao governo catarinense.
"Tivemos uma reunião com técnicos da Secretaria da Saúde para resolvermos e conseguir viabilizar, junto aos hospitais filantrópicos e Governo do Estado, recursos para diminuirmos essa fila. Alguns contratos já estão sendo feitos e nós esperamos que, a partir de abril, com o lançamento da Política Hospitalar Catarinense, os hospitais filantrópicos possam fazer um número maior de cirurgias para diminuir essa fila", afirmou Scheffer.
Confira a entrevista completa: