A Mina de Visitação Octávio Fontana, única mina aberta à visitação pública da América Latina, recebeu, segundo levantamento feito de janeiro a novembro de 2023, mais de 18 mil turistas. Sendo um dos grandes pontos turísticos de Criciúma, o espaço teve visitantes oriundos de 24 estados do Brasil e de 12 países.
"Tivemos muitos visitantes, o ano de 2023 vinha mostrando que repetiríamos o expressivo número de um pouco mais de 22 mil turistas. Porém no terceiro trimestre ocorreu uma desaceleração, que atribuímos as fortes chuvas que incidiram sobre todo o sul do Brasil", explica o coordenador do ponto turístico Roberto Bortolotto.
Ao longo do ano os eventos realizados no local trouxeram ainda mais vida para a Mina de Visitação, recebendo turmas de várias escolas, que puderam conhecer um pouco mais o trabalho dos mineiros. Segundo Bortolotto, também devido ao grande período de chuvas na região algumas atividades foram canceladas, mas ainda assim, pôde-se aproveitar as parcerias. "Vale ressaltar que esses eventos atraem um número considerável de crianças e visitantes de toda a região de Criciúma e dos municípios do seu entorno", comenta o coordenador.
Ainda de acordo com Bortolotto, os projetos para 2024 estão a todo vapor para melhoria considerável do local e claro, para receber ainda mais turistas ano que vem. "Temos como projeto a ampliação da galeria de visitação que irá acrescentar em torno de 200 metros ao passeio, além da construção de uma câmera de refúgio, deixando o ponto turístico ainda mais próximo da realidade das minas atualmente em funcionamento, porém, sem perder a originalidade que é a característica da Mina de Visitação Octávio Fontana", ressalta.
O horário de funcionamento seguirá normalmente para 2024, sendo nas segundas feiras, aberto para visitação das 14h às 18h e de terça a domingo, aberto das 9h às 12h e das 13h às 18h. Vale ressaltar que durante o período das festas de fim de ano o horário é diferenciado.
Horários de funcionamento no período de fim de ano:
31/12/2023
Período matutino: funcionamento normal;
Período vespertino: fechada (recesso);
Colaboração: Assessoria de Imprensa SATC