Com quase cinco meses de funcionamento, o estacionamento rotativo de Criciúma, passou a aplicar multas de trânsito em motoristas que saem sem pagar. Até então, as infrações não eram aplicadas para que a população se acostumasse com a ideia. Desde segunda-feira (1º), de 10 a 15 infratores foram multados.
“Quando você estaciona no centro da cidade e não paga, você está sujeito a uma infração de trânsito. Até agora, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) não estava autuando os motoristas, justamente, para que as pessoas se acostumassem com o sistema. Também estávamos cientes de problemas com a internet e nos parquímetros. O sistema já foi substituído por fibra óptica. A partir de agora, os carros irregulares serão notificados”, detalhou o gerente do setor de planejamento da DTT e fiscal do contrato, Frank Bez Fontana.
Mesmo sem a aplicação da multa, a empresa Gerestar Operação de Estacionamento Rotativo Ltda, responsável por operar o rotativo, registrou mais de 500 motoristas que não pagaram o estacionamento. “Já está em quase cinco meses funcionando o rotativo. Durante um mês, passaram de 500 veículos que não efetuaram o pagamento”, disse o fiscal.
“Primeiro nós fizemos a educação do trânsito: deixamos as pessoas se acostumarem, o sistema está funcionando 100%. Agora sim vai haver uma fiscalização”, explicou Fontana. “Começou a partir de segunda-feira (1°). Nem todos os veículos estão sendo autuados, justamente, porque nós estamos avisando a todos que agora vai começar uma fiscalização por parte dos agentes de trânsito. Nós acreditamos que, a partir da próxima segunda-feira (8) vai ser intensificado isso”, completou.
Como a multa é aplicada
Ao estacionar na Zona Azul, existem algumas opções de pagamento: no paquímetro, com um monitor, através do aplicativo e nas lojas conveniadas. Se não efetuar o pagamento, o motorista passa a estar irregular. O agente de trânsito recebe uma notificação de irregularidade no tablet dele e vai até o local para formalizar um auto de infração.
“Os cobradores colocam uma advertência, um aviso de irregularidade no seu veículo. Até porque tem 15 minutos para regularizar, caso na regularize neste prazo, você está sujeito a uma infração de trânsito. Contudo, não pode confundir o aviso de irregularidade com o auto de infração, que só pode ser feito pela autoridade de trânsito”, concluiu o coordenador do rotativo.