Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 80% da antiga sede da CSN já está demolida (VÍDEOS)

Trabalho no terreno, na Próspera, deverá ser concluído nesta terça. Dezenas de caminhões de entulhos foram removidos

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 01/03/2022 - 08:23 Atualizado em 01/03/2022 - 08:37
Fotos / Vídeos: Denis Luciano / 4oito
Fotos / Vídeos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Será concluída nesta terça-feira, 1, se o tempo colaborar, a demolição da antiga sede da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na Rua Osvaldo Pinto da Veiga, no Bairro Próspera. Os trabalhos começaram na manhã desta segunda-feira, 28. "Chegamos a mais de 80% do imóvel demolido, bastante material recolhido, e a segunda escavadeira adiantou o serviço. Creio que nesta terça a gente finaliza. Eram quatro caminhões caçamba transportando os entulhos e falta um pedaço do lado direito do prédio olhando da frente", confirmou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

"Se o tempo colaborar, escutei o Leandro Puchalski falar na Som Maior, talvez com possibilidade de chuva possa atrapalhar um pouco, mas senão terminamos até quarta-feira deixando tudo limpo, imóvel demolido, segurança para todos, para o bairro também. Os moradores muito mais felizes nos arredores", destacou.

Leia também - Prédio da antiga CSN é demolido em Criciúma

Pelo menos 25 viagens com os quatro caminhões da prefeitura foram feitas para retirar entulhos do terreno. "Quatro caminhões trabalhando direto, eles fizeram umas 25 viagens", referiu. E nessa remoção dos entulhos, chamou a atenção também a quantidade de catadores e recicladores que estiveram no local recolhendo ferros e madeiras. "Era um material que pode ser reciclado também. Alguns catadores e que trabalham com reciclagem foram lá, quando era possível retirar os ferros com segurança, eles recolhiam, madeira também, esse material alguma coisa já foi para reciclagem e dado o destino correto, o material de construção, alvenaria, telhas, fizemos o descarte correto", comentou Fred.

O prédio tinha 1,7 mil m². Construído no começo dos anos 60, vem exigindo trabalho redobrado com duas máquinas da prefeitura para ser possível a demolição. "É uma estrutura que foi construída em 1960. O nosso engenheiro contou que era uma estrutura que não vemos no dia de hoje, uma técnica diferente, muito ferro, a bitola diferente. A estrutura ainda estava boa mas todo o resto da edificação estava ruim pela falta de manutenção", observou o diretor da Defesa Civil. 

O que será feito no local

Sobre o futuro da área, vai depender dos proprietários. O imóvel está em nome de uma imobiliária da cidade. "Tem um processo judicial correndo, independente disso temos que atuar, ter a gestão de risco. Tivemos que atuar nesse terreno que, nesse exato momento, enquanto estamos trabalhando lá, ele é requisitado por utilidade pública pelo Município. Terminou o serviço o imóvel volta, a estrutura volta ao proprietário. Depois fazemos um relatório, encaminhamos à Secretaria de Infraestrutura que precifica isso e esse valor todo é lançado no IPTU do imóvel", comentou. 

"Aquilo ali, depois de limpo, e superado o imbróglio, será mais adiantado e tem grande possibilidade de ser feito algo mais breve ali", finalizou.

Confira imagens da demolição

Ouça a entrevista no podcast

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito