Após o vendaval que passou pelo Sul de Santa Catarina na tarde dessa quinta-feira, 28, restam 1.036 unidades consumidoras ainda sem energia elétrica na região, segundo a Celesc. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, desta sexta, 29, o gerente da Divisão Técnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande, disse que a situação deve ser normalizada até o final desta tarde.
"Os estragos na nossa região começaram logo em seguida ao vendaval, às 14h30, e ainda permanecem algumas unidades consumidoras sem energia. São aquelas situações que requerem uma ação integrada. Nós tivemos um pico de quase dez mil unidades consumidoras [sem energia] e viramos a noite trabalhando. As tarefas ainda continuam. Creio que vai até as 18 horas a recuperação total do sistema", explicou.
Leia também:
Confira o rastro de destruição causado pelo vendaval no Sul de SC (Vídeos e fotos)
Famosa casa noturna é totalmente destruída pelo vento (Vídeos e fotos)
Sobre os locais com o maior número de problema, o gerente afirmou que a pior situação enfrentada é no Extremo Sul de Santa Catarina e que ainda há muito trabalho pela frente.
"Balneário Gaivota puxa fila. Tem quase quinhentas unidades consumidoras ainda aguardando atendimento. Temos situação de atendimento também a ser feito ali em Araranguá, em Arroio do Silva, Santa Rosa do Sul e Sombrio. Então, dá para ver que o maior estrago e o vento mais forte foi naquela região", explicou Casagrande.
Confira o número de unidades consumidoras por cidade:
- Araranguá: 190
- Balneário Arroio do Silva: 39
- Balneário Gaivota: 497
- Criciúma: 130
- Lauro Müller: 26
- Santa Rosa do Sul: 58
- Sombrio: 96
Ouça a entrevista completa do gerente da Divisão Técnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande: