Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais Médicos: No Brasil, 82%. Em Içara, 100%

Médica que faltava em Içara transferiu-se de Criciúma e começou a trabalhar no último dia 7

Por Redação Içara, SC, 16/01/2019 - 09:14
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde apontou que 82% das vagas do último edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas. Com a publicação do resultado dos selecionados na segunda chamada, mais de 7 mil médicos com registro no Brasil se apresentaram aos municípios. Ao todo, 8.517 oportunidades foram disponibilizadas após o encerramento da cooperação com Organização Pan-Americana (Opas).

Dos 1.707 profissionais que se inscreveram na última chamada, 1.089 compareceram aos locais escolhidos e tiveram a participação validada pelos gestores municipais até o dia 14 de janeiro. O resultado dos selecionados está disponível no site do Programa Mais Médicos. Os médicos ocuparam as vagas de mais da metade das cidades com oportunidades abertas (689) e de 11 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, a etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 distritos indígenas.

Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados na próxima etapa, entre os dias 23 e 24 de janeiro, para os profissionais brasileiros formados no exterior. Se não forem preenchidas, as vagas serão reabertas, nos dias 30 e 31 de janeiro, para os médicos estrangeiros participarem do programa Mais Médicos.

As inscrições para o atual edital do Mais Médicos começaram com os profissionais com registro no Brasil escolhendo as cidades disponíveis. Em seguida, o Ministério da Saúde abriu prazo para que os brasileiros formados no exterior e estrangeiros, também, participassem da iniciativa. Ao todo, 10.205 profissionais completaram a inscrição. O prazo para o envio da documentação dos profissionais encerrou em dezembro de 2018 e estão em análise pela pasta.

Situação em Içara

Município mais impactado pelo programa na região carbonífera, Içara preencheu a nona vaga disponível faz poucos dias. “A última médica que faltava se apresentou no final de dezembro, ela entrou pelo segundo edital e começou a trabalhar no dia 7”, confirma a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos. “Nossos nove médicos estão trabalhando”, destaca.

A última profissional que chegou está oferecendo apoio com carga de 20 horas semanais na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova e outras 20 horas no bairro Aurora. “Reforçamos assim o atendimento nessas duas unidades”, completa.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito