O Hospital São José (HSJ), por meio de sua Comissão Hospitalar de Transplante (CHT), realizou esta semana uma nova captação de órgãos para transplante, a décima segunda do ano. Foram captados rins e fígado da paciente. O trabalho foi realizado pela CHT do HSJosé, que tem o apoio da Central de Transplantes do Estado.
De acordo com umas das enfermeiras que participa do procedimento, além de todo processo legal que precisa ser realizado internamente, é fundamental que a família aceite a realização da doação. “ É importante que a família entenda que este processo que irá beneficiar pessoas que aguardam por um transplante de órgão, dando oportunidade para uma maior qualidade de vida a estas pessoas", comenta a enfermeira Franciele Kreutz.
O médico André Maycon Massutti, da Central de Transplantes de Florianópolis, realizou a captação dos órgãos, tendo o suporte de toda equipe do centro cirúrgico e UTI do HSJ, bem como equipe de apoio. Para que um doador receba um órgão, a Central de Transplantes inicialmente busca um receptor no Estado. Não encontrando, parte para a lista nacional.