A Casan comunicou que uma manutenção preventiva com troca de válvula na barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, na manhã desta quarta-feira (3) afetou o abastecimento de água em seis cidades no Sul de Santa Catarina, sendo elas: Criciúma, Forquilhinha, Içara, Maracajá, Nova Veneza, Siderópolis.
Conforme informações da Casan, o Sistema Integrado de Abastecimento atende Morro da Fumaça, mas a manutenção não afeta o município. O retorno deve acontecer entre o final da tarde e começo da noite.
Segundo o comunicado, o investimento da válvula é de aproximadamente R$ 500 mil. “O equipamento tem como principal função regular a vazão durante períodos de estiagem, plantio de arroz e, em menor escala, contribuir para o controle do nível do reservatório. A atualização resultará em um aumento na capacidade de dispersão, aprimorando as condições operacionais do barramento”, informa.
Além de evitar desperdícios, a Casan orienta que cada imóvel tenha uma caixa d'água de, pelo menos, 500 litros, ou o suficiente para abastecer 200 litros por dia por morador. Desta forma, é possível continuar com água por 24 horas quando há interrupção no abastecimento por rompimentos ou manutenções de rotina.