A Administração Municipal de Maracajá, por meio do Departamento de Saúde, emprestou ao Hospital Regional de Araranguá (HRA), um respirador artificial, para ser utilizado em pacientes com Covid-19.
No final de semana, a direção da unidade hospitalar emitiu uma nota falando da sobrecarga nos atendimentos de pessoas infectadas com o coronavírus.
Sensibilizados com funcionários e familiares dos infectados, o Departamento de Saúde de Maracajá, disponibilizou o ventilador pulmonar, que havia sido adquirido no final de 2020 e nunca havia sido usado. "O HRA está com lotação máxima na UTI Geral e UTI Covid-19, e a clínica de internação de pacientes para Covid-19 estão todas 100% ocupadas e com todos os equipamentos de ventilação ocupados. Diante dessa situação, e sabendo que a unidade atende também pessoas de Maracajá, disponibilizamos de imediato o empréstimo", disse a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves.
Ela salientou que o aparelho nunca foi usado, pois não teve nenhuma demanda de emergência. "O equipamento será utilizado pelo HRA durante o combate ao coronavírus. Após o encerramento do período mais crítico da pandemia, o ventilador volta para Unidade Básica de Saúde José Thomaz da Silveira, onde funciona o Pronto Atendimento, na Vila Beatriz", explica Michele.
Respirador Artificial
O ventilador pulmonar serve para auxiliar os pacientes com insuficiência respiratória (falta de capacidade de respirar sozinho). O aparelho funciona administrando a quantidade de ar que entra e sai do pulmão e controlando a mistura de gases utilizada e a quantidade de oxigênio. No caso da covid-19, o ventilador ajuda a manter o paciente vivo (sem conseguir respirar adequadamente, há a chance de morte), enquanto outros procedimentos são usados para combater a infecção viral.