A Marinha do Brasil divulgou nessa quarta-feira, 26, um alerta para a possíbilidade de ventos fortes em parte do estado, inclusive no sul de Santa Catarina.
Segundo o documento, um sistema de alta pressão poderá provocar ventos com intensidade de até 75 km/h na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ou seja, na faixa do litoral catarinense que vai do extremo sul até Florianópolis. A condição permanece até a manhã da próxima sexta-feira, 28.
A nota informa ainda que a atuação dos ventos poderá provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de até 4 metros de altura, no litoral sul do estado, de Laguna em direção ao Rio Grande do Sul.
No Balneário Rincão, o visual pelas câmeras do Veja o Mar no fim da tarde desta quarta indicam mar bastante movimentado. Assista abaixo:
Veja o texto completo da nota da Marinha do Brasil:
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal poderá provocar ventos de direção Nordeste a Norte, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao Sul de Florianópolis, até a noite do dia 27 de agosto.
Posteriormente, o mesmo sistema poderá ocasionar ventos de direção Nordeste a Norte, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul, ao Norte de Tramandaí, e de Santa Catarina, ao Sul de Florianópolis, entre a noite do dia 27 de agosto e a manhã do dia 28 de agosto. A atuação dos ventos poderá provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Nordeste a Norte, com até 4,0 metros de altura, entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, até a manhã do dia 27 de agosto.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor. Confira clicando aqui. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).
Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicitase ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.