Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

“Me orgulho muito de ter estudado na Satc”, diz ex-aluno da instituição

Colégio completa 60 anos contribuindo para a formação profissional nesta segunda-feira (10)

Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 10/04/2023 - 11:59 Atualizado em 10/04/2023 - 12:07
Vilson Nunes se formou no curso técnico do Colégio Satc em 1966. Foto: Stefanie Machado/4oito
Vilson Nunes se formou no curso técnico do Colégio Satc em 1966. Foto: Stefanie Machado/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há exatos 60 anos, em 10 de abril de 1963, a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) iniciava as atividades da Escola Industrial Masculina. À época, o foco era a formação profissional dos filhos de mineiros. Contudo, ao longo do tempo, a instituição abriu as portas para toda a comunidade. Desde então, foram mais de 15 mil alunos formados. 

Um deles é Vilson Nunes, de 73 anos, que se formou na década de 60 no curso de ajustador mecânico. “Comecei aqui graças a uma irmã que trabalhou aqui, a primeira funcionária da Satc, Maria Idenes Nunes. Vim estudar e me formei aqui em 1966. Fui para o ramo de metalmecânica e até hoje não saí”, relembra. 

Hoje, filhos e netos de seu Vilson também fazem parte da instituição como alunos e colaboradores. Por essa razão, o laço que não se desfaz com facilidade. “Faço muito serviço para a Satc, por isso, estou quase sempre aqui. A cobertura metálica que tem aqui, a maioria, fui eu que fiz. Inclusive, trabalhei no auditório que existe aqui há quase dois anos. Me orgulho muito de ter estudado na Satc, gosto demais. Foi a escola que me ensinou a educação moral e cívica”, enfatiza. 

Outro ex-aluno é o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira. “É muito valioso, porque nós somos realmente uma família. Eu e os meus amigos do curso técnico somos amigos até hoje. Tenho 30 anos de formado já. A gente cria um valor, uma ideia de fazer bem feito, de ter orgulho do que faz. Eu sempre digo que tudo o que eu sou e o que eu tenho, devo a essa instituição. E eu canso de ouvir outros depoimentos nessa mesma linha”, destaca. 

Hoje, são 11 cursos técnicos em áreas como indústria, negócios e comunicação. Nas seis décadas de existência, o Colégio Satc também fortaleceu o vínculo com o setor empresarial da região. Como resultado, a instituição já firmou convênio com mais de 3,7 mil empresas e tem um índice de 95% de inserção de alunos no mercado de trabalho. Somente em 2022, foram aproximadamente três mil vagas ofertadas aos estudantes. Nos primeiros meses deste ano, o número chega a 884 oportunidades. 

Na visão do reitor, a Satc tem um papel fundamental na formação profissional e das indústrias do Sul catarinense. “Qualquer empresa que a gente visita sempre tem lá um técnico nosso, um aluno de nível superior. O desenvolvimento da nossa região está umbilicalmente ligada à Satc e a gente percebe que, quanto mais bem formado for o nosso aluno, melhor ele vai contribuir para esse desenvolvimento e mais as nossas empresas vão crescer, mas vai gerar riqueza, mais vai gerar emprego. Acaba fazendo com que essa roda seja um círculo virtuoso de novos conhecimentos, de novos negócios, de novos empreendimentos e de mais prosperidade”, ressalta. 

Conhecimento que multiplica

Para continuar contribuindo para a formação profissional, a instituição aproveitou a data para lançar uma novidade. Será a vez dos alunos passarem o que aprenderam para outras pessoas. Por meio dessa ideia, o Colégio Satc lança, em maio, o programa Multiplicando Conhecimento, em que serão ofertados cursos de aprendizagem gratuitos para a comunidade. 

“São cursos em diversas áreas de atuação da dos nossos cursos técnicos, porque os nossos alunos irão ministrar, orientados, é claro, por professores. São dicas como segurança em eletricidade doméstica, faça o seu dinheiro render mais, montando meu perfil nas redes sociais, como fazer um checklist de manutenção preventiva no seu veículo e dicas de fotografia. Coisas do dia a dia que a gente aplica. E aí nós vamos estar mirando com os nossos alunos esses cursos”, explica a  diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli Coral.

Conheça os cursos:

  • Segurança em eletricidade doméstica
  • Faça o seu dinheiro render mais
  • Montando meu perfil nas redes sociais 
  • Como fazer um check-list de manutenção preventiva no seu veículo
  • Dicas de fotografia com o celular

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito