Os coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde promoveram uma reunião para apresentar as atualizações do combate à Covid-19 para os médicos e enfermeiros das Unidades Básica de Saúde (UBSs) no município. Após a descentralização dos atendimentos nos locais, a outra mudança será a colocação de um médico responsável para cada região de Criciúma como apoio no monitoramento de casos de coronavírus nas unidades. O encontro ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Acélio Casagrande, essa mudança é para apoiar os profissionais das UBSs. “Serão cinco médicos responsáveis por cada região de Criciúma. É uma maneira de sanar as dúvidas dos nossos profissionais da ponta sobre os protocolos de uma maneira mais eficaz. E ser um suporte também para essas regiões”, completou. O trabalho também será realizado, nas cinco regiões, na fiscalização da Vigilância Sanitária.
As regiões são Próspera, Centro, Rio Maina, Santa Luzia e Boa Vista. Outros assuntos foi a avaliação do quadro atual do coronavírus em Criciúma, intensificação da fiscalização da Vigilância Sanitária e feedback das novas medidas de atendimento.
Descentralização dos atendimentos
Na semana passada, a Secretaria de Saúde implantou uma nova forma de atendimentos nas UBSs. Os locais estão atendendo pacientes com suspeita da Covid-19 e realizando o monitoramento de casos por região. A medida foi para diminuir a circulação de pessoas nesses locais.