Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Meningite: secretário afirma que foco é o transmissor e não o ambiente

Acélio Casagrande explica que não há contaminação na creche; aulas voltam na terça

Por Amanda Farias Criciúma, SC, 30/09/2019 - 10:10 Atualizado em 30/09/2019 - 10:49
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após o susto da última semana em Criciúma, com a morte de dois bebês que frequentavam o CEI Aníbal Maria Di Francia, por meningite bacteriana e meningococcemia, os pais seguem preocupados. Uma das preocupações é em relação ao ambiente, visto que as duas crianças eram da mesma creche, além do caso da morte de uma criança também do mesmo CEI em agosto do ano passado, ou seja, três óbitos em aproximadamente um ano. No entanto, o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, garante que não há riscos quanto a ambiente, e reforça que a meningite é transmitida apenas pelo transmissor.

“Ela só desenvolve quando há fragilidade muito grande. A bactéria não está na parede, no colchão, no cobertor. Ela é transmissível de pessoa para pessoa”, comenta Acélio em relação à meningite se desenvolver em transmissores que possuem a imunidade mais frágil, como é o caso de bebês e crianças, independentemente do ambiente em que estiverem. Ele acrescenta que é necessário pensar na prevenção, cuidar do ambiente e da higiene. A orientação, segundo o secretário, é que sempre que surgir um caso suspeito, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima. 

CEI Aníbal Maria Di Francia retorna amanhã

As aulas do CEI Aníbal Maria Di Francia iriam retornar nesta segunda-feira, 30. Porém, a Afasc divulgou um comunicado neste fim de semana afirmando que as aulas só serão retomadas na terça-feira. O motivo é devido a uma checagem na documentação dos alunos que deveria ser feita hoje. A iniciativa inclui a conferência de documentos como: Vigilância Sanitária, declaração de vacinação em dia e comprovante de endereço atualizado das crianças matriculadas na unidade educacional.

O secretário municipal de saúde afirmou que está sendo feito um recadastramento das famílias, além de mudanças na creche, como a troca de colchões e de roupas de cama. “A roupa nova só chegou hoje de manhã, hoje fica tudo pronto”, garante o secretário. Essa medida de prevenção não será tomada em outros CEIs.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito