O Projeto Menstrue Livremente, lançado pelo Grupo Gapac - Grupo de Apoio e Prevenção à Aids de Criciúma, precisa de doações para continuar levando dignidade menstrual às mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto fornece produtos de higiene menstrual para mulheres que não podem pagar por eles. A menstruação é uma parte natural da vida das mulheres, mas ainda é um tabu em muitas partes do mundo. Além disso, a falta de acesso a produtos de higiene menstrual é um problema real para muitas mulheres em situação de vulnerabilidade financeira.
O projeto atende 359 mulheres, e precisa de doações para complementar os kits de higiene do projeto. O Grupo Gapac está pedindo doações de absorventes e outros produtos de higiene como desodorantes, shampoos e papel higiênico. As doações podem ser feitas diretamente na sede da ONG ou por meio de Pix. Qualquer valor é bem-vindo e fará uma grande diferença na vida das mulheres que recebem essa ajuda.
"Quando eu era moradora de rua, tinha que usar jornal, que era o pior porque causava até infecção. Às vezes rasgava minhas camisetas para colocar lá ou ficava sem e sujava a roupa. Depois do projeto, mudou a minha vida", conta Karina, uma das mulheres atendidas pelo programa. A falta de acesso a produtos de higiene menstrual pode levar a problemas de saúde e higiene para as mulheres. Além disso, a falta de acesso a esses produtos também pode levar as mulheres a perderem dias de escola ou trabalho, o que pode ter um impacto significativo em suas vidas.
O Grupo Gapac está empenhado em ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade e garantir que elas tenham acesso a produtos de higiene menstrual de qualidade. "As doações são de extrema importância na ajuda para levar dignidade a essas mulheres", ressalta Alba de Souza, assistente social do Gapac. Eles precisam da ajuda de todos para continuar esse trabalho importante. Para ajudar, basta visitar a ONG ou entrar em contato diretamente com eles para descobrir como pode fazer doações.
Venha conhecer o GAPAC
O Gapac é uma Organização Não Governamental de Criciúma sem fins lucrativos, criada em 1994, que tem por finalidade desenvolver ações e atividades que fomentem a melhoria na qualidade de pessoas vivendo com HIV, e que sofreram ou sofrem algum tipo de preconceito e/ou discriminação e seus familiares, todos em vulnerabilidade social.
Faz e apoia ações contra homofobia, transfobia, racismo, misoginia e qualquer outra ação que seja a favor dos direitos humanos, da inclusão e reinserção dos indivíduos. Possui grupos de apoio, rodas de conversas, palestras, distribuição de insumos instrucionais e de prevenção à IST, HIV e AIDS. Todas as ações e atividades têm o intuito de promover o exercício da cidadania desta população.
*Trabalho de assessoria voluntária da disciplina de Assessoria de Comunicação, do curso de Jornalismo do Centro Universitário SATC, sob supervisão da professora Nádia Couto*