O Governo do Estado anunciou recentemente a volta às aulas em municípios que se encontram em risco alto no mapa do coronavírus em Santa Catarina. Uma dessas regiões é a Associação dos Municípios Serranos (Amures). Porém em reunião virtual os 18 prefeitos, em decisão unânime, decidiram que as atividades escolares presenciais na rede municipal não voltam esse ano.
Para o presidente da Amures, prefeito de Correia Pinto, Celso Rogério Alves Ribeiro, essa é uma medida que vem somar com as demais regiões do estado no combate ao Covid-19. “Nossa decisão é de colegiado e assim evitamos aglomerações como tem recomendado o Ministério Público.”
Para os gestores municipais o que se teme é uma segunda onda e por isso o melhor é evitar a retomada das atividades. Outra questão que foi crucial diz respeito a rejeição dos pais quando se fala em retorno das aulas presenciais. Segundo pesquisa feita junto às famílias da região, de 40% a 90% delas responderam que não enviarão os seus filhos com o retorno das aulas presenciais.