Mesmo sem uma sede pronta, o Centro de Inovação de Criciúma já está na ativa e com uma série de projetos e trabalhos sendo desenvolvidos. O Centro, que inicialmente estava previsto para ser inaugurado em agosto deste ano e contou com um investimento de R$ 8 milhões do Estado, será estabelecido no antigo prédio do Complexo Nereu Guidi, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Enquanto o espaço não é concluído, os projetos de inovação para a região estão sendo desenvolvidos na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). “A Acic está cedendo espaço conforme o Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma vai precisando. Para a pré-incubadora, já disponibilizou uma sala e equipamentos. 13 ideias foram selecionadas e estão ‘utilizando’ esse espaço para workshops do programa”, destacou Vaime Junior, um dos membros do comitê.
O Centro está com inscrições abertas para a seleção de dois bolsistas que queiram desenvolver ações no comitê, articulando os agentes de empreendedorismo e inovação regional, promovendo e conectando iniciativas para sustentamento de um forte ecossistema no sul catarinense.
“Esse bolsistas vão vir pra acelerar o processo e dar mais força operacional para o comitê, porque até então estão todos trabalhando como voluntários”, comentou Vaime. O processo para inscrição da bolsa é até o dia 19 deste mês, com a seleção ocorrendo até o final de abril. O valor da bolsa, por sua vez, é de R$ 3.500 cada, por um período de 12 meses.
“Gostamos de falar que o prédio será apenas o hardware. Precisamos montar o software que vai rodar nele, então existem outras iniciativas do Centro de Inovação que já estão rolando”, concluiu Vaime.