O técnico Milton Mendes, depois de alguns anos afastado do país, está de volta ao Brasil. Desta vez, pra dirigir a equipe do Retrô Futebol Clube do Brasil na Série C do campeonato brasileiro e sua estreia está confirmada para este domingo, às 16h, na Arena Pernambuco, contra a equipe do Tombense, de Minas gerais.
"O grupo é muito bom, tanto que perdeu o título do campeonato pernambucano nos pênaltis", comenta o novo comandante do Fênix de Camaragibe, como é conhecido o time. Sobre a disputa na série C, Milton Mendes é objetivo: "Respeitamos nossos adversários, todos. Mas nosso foco, primeiro, é estar entre as oito equipes que vão para a próxima fase. Depois, ficar entre as quatro, garantindo, assim, a ascensão para a série B em 2026".
Nos últimos anos, Milton Mendes permaneceu na Europa, onde dedicou-se aos estudos acadêmicos na área desportiva, finalizando seu Mestrado pela Universidade da Madeira UMa (Portugal). "Esta pausa a beira dos gramados foi muito importante para reciclar, pra me informar das últimas novidades na área desportiva de grande performance, com foco no futebol", comentou ele.
Milton Mendes tem 59 anos, completa 60 anos dia 25 de abril, e é natural de Içara, sul de Santa Catarina. No Brasil, já treinou equipes como Paraná , Ferroviária, Athlético Paranaense, Santa Cruz, Sport, Vasco da Gama, São Bento. No exterior, trabalhou no Al-Shahaniya (Qatar), Kashiwa Reysol (Japão), Marítimo (Portugal) e Carlos Manucci (Peru).
Retrô
O Retrô foi fundado em 2016 na cidade de Camaragibe, grande Recife. Em 2020 estreou no campeonato pernambucano, ficando em sétimo lugar, o que deu direito a ascender para a séria D. Em 2024, foi campeão da série D subindo para a série C neste ano. Este foi o primeiro título do Retrô em sua curta história no futebol profissional.