O Governo Federal liberou mais recursos para o combate à pandemia de Covid-19 em Santa Catarina. O estado irá receber mais de R$ 32,5 milhões, que serão utilizados no custeio de ações e serviços de saúde para o enfrentamento da Covid-19 e das diversas assistências geradas em razão da emergência de saúde pública.
A Portaria nº 3.896 do Ministério da Saúde foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União – DOU, da última quarta-feira (30), que destina o montante de R$ 864.000.000,00 (oitocentos e sessenta e quatro milhões de reais) para as ações de preparo ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Novo Coronavírus – COVID 19 no ano de 2021.
O auxílio financeiro abrange a atenção especializada, a vigilância em saúde, a assistência farmacêutica, a aquisição de suprimentos e insumos, o custeio de leitos de UTI-COVID-19, o custeio de leitos de suporte ventilatório pulmonar e do "Tratamento de Infecção pelo Novo Coronavírus - COVID 19 -procedimento 0303010223", incluso pela Portaria nº 245/SAES/MS, de 24 de março de 2020, bem como as ações de acompanhamento clínico e reabilitação de pacientes Pós-COVID.
A premissa básica adotada para os critérios de distribuição dos recursos foi contemplar as ações especializadas abrangendo atenção ambulatorial, de reabilitação e atenção hospitalar em todas as Macrorregiões de Saúde nas Unidades Federadas do Brasil, tendo por base os dados populacionais, os dados de desenvolvimento humano (IDH), dados epidemiológicos e dados da disponibilidade de UTI aos pacientes acometidos com o novo coronavirus-COVID-19
No total, serão beneficiados 2.223 Centros de Atendimento e 58 Centros Comunitários de Referência que funcionam em 1.983 municípios do país. O reforço financeiro do Ministério da Saúde é baseado no atendimento primário, que consiste na porta de entrada para o SUS e tem papel essencial na identificação de casos graves da covid-19.