O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou denúncia contra um líder religioso de Criciúma, acusado de praticar diversos crimes sexuais contra pelo menos dez mulheres. A denúncia foi feita pela 13ª Promotoria de Justiça e inclui as acusações de estupro, violação sexual mediante fraude e importunação sexual.
Conforme a investigação, os crimes ocorreram entre 2015 e 2023, quando o denunciado, que se apresentava como "pai espiritual", aproveitava-se de sua posição de liderança religiosa para abusar das vítimas. Ele alegava incorporar entidades espirituais que exigiam atos libidinosos para garantir a cura e prosperidade das mulheres, que estavam em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o promotor Fernando Rodrigues de Menezes Júnior, o réu teria cometido violação sexual mediante fraude por 12 vezes, estupro por três vezes, tentativa de estupro por uma vez, e importunação sexual por quatro vezes. O homem está preso preventivamente, e o processo tramita em segredo de justiça.
A denúncia foi aceita pela Justiça no dia 30 de agosto, tornando o denunciado réu na ação penal. O MPSC busca sua condenação pelos crimes cometidos.
--
Colaboração: MPSC
4o