O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), denunciou um vereador e funcionário do Samae e o ex-presidente do Samae de Urussanga por peculato. A decisão é desdobramento da Operação Hera.
Sobre o vereador e funcionário, a denúncia descreve o seguinte: “No dia 1º de maio de 2021, o denunciado, na condição de operador de máquinas do Samae, desviou, em proveito alheio, bem móvel público de que tinha a posse em razão do cargo público que exerce”.
O bem móvel citado seria uma retroescavadeira.
Já sobre o ex-presidente do Samae, trecho da denúncia descreve: "valendo-se do cargo público que exercem o denunciado utilizou indevidamente veículo oficial da autarquia para fins particulares, desviando, em proveito alheio, quantia oriunda dos cofres públicos, a ser individualizada no decorrer da instrução processual, decorrente dos gastos com combustível do maquinário, da hora-trabalho do servidor público e da hora-máquina, além de ter exposto o automóvel ao desgaste inerente ao uso, tudo isso para suprir finalidade particular de prestar serviço manifestamente alheio ao interesse público e da autarquia”.
Confira a denúncia: