O monumento do Cruzeiro, de Araranguá, localizado no Morro Centenário está prestes a completar 100 anos em setembro. Ele deve passar por revitalização, ter a história resgatada e servir como atrativo turístico cultural.
O monumento foi inaugurado na primeira metade do século passado. “Também conhecido como o Morro da Cruz, foi criado em 1922, pelo então superintendente da nossa região (coronel João Fernandes de Souza), que equivale hoje ao prefeito. Foi em comemoração aos cem anos da independência do Brasil que foi em 1822. Esse ano o Brasil vai completar 200 anos de independência e o nosso monumento 100 anos de construção. Ou seja, nós temos aí um monumento que é mais antigo que o próprio Cristo Redentor (Rio de Janeiro)”, explicou Antenor da Silva, diretor de Turismo de Araranguá.
Antenor adianta como será feita a revitalização do monumento do Cruzeiro. “O departamento de cultura vai fazer o resgate cultural, a revitalização do monumento e o turismo a revitalização do espaço no entorno, dando acesso ao turista para fazer visitação a partir de setembro. E tem um fato curiosos: é que no dia da inauguração em 7 de setembro choveu e o monumento só pode ser inaugurado em 10 de setembro de 1922”.
Segundo o diretor de Turismo, Araranguá, tem muita história ainda por ser contada. “Nós sabemos que Araranguá tem muitos monumentos para serem descobertos e que talvez sejam mais antigos ainda”.