Durante quase dez anos os moradores de Içara sofrem com falta de água, principalmente, na temporada de verão. Segundo um morador do bairro Esplanada, que mora há um ano no município, o problema é frequente. “Quando vem água, é só ar, mas quando chega a conta, é um absurdo. Já vai fazer um ano que eu moro aqui e sempre teve esse problema. Semana passada, ficamos cinco dias sem água”, relatou Vilmar Silvestro.
LEIA MAIS:
Ele disse ainda que próximo a sua residência, na rodovia Antônio Soratto, vários moradores têm a mesma reclamação. A prefeitura de Içara se reuniu com representantes da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) para cobrar demandas. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (19), no gabinete.
“Os moradores pagam impostos e estão mais do que certos em reclamar. Com a chegada do verão, esse problema sempre vem à tona e não podemos admitir que uma casa fique 48 horas sem água na torneira. É lamentável. Por isso, convocamos a Casan para juntos encontrarmos uma solução”, afirmou a prefeita do município, Dalvania Cardoso.
Em vídeo, morador de Içara mostra água saindo "falhada"; veja:
A Casan negou que a população paga pelo ar nas tubulações. “É muito comum a Companhia receber vídeos caseiros que mostram o relógio girando mesmo com a torneira desligada.
Isso pode ocorrer por vários motivos (…). Foi verificado que a quantidade de ar que passa pelo hidrômetro é tão pequena que não chega a representar diferenças significativas para o consumo”, afirmou a instituição em nota.
A Casan assumiu o abastecimento de água na cidade em 2014. “Desde então, costumeiramente nesta época do ano, os bairros (…) são prejudicados”, informou a prefeita. Na reunião, o chefe da Companhia em Içara, Thiago Hoffmann, se comprometeu em realizar uma força-tarefa junto ao órgão para detectar e solucionar o problema o mais breve possível.
Confira a nota da Casan na íntegra:
Muito se ouve falar que "a população também paga pelo ar nas tubulações".
Não é verdade.
Eventualmente pode ocorrer alguma entrada de ar nas tubulações durante os serviços de reparo ou manutenção de rede.
Para esses casos, é instalado um equipamento chamado ventosa em pontos estratégicos da rede com objetivo de eliminar possíveis entradas de ar.
É muito comum a Companhia receber vídeos caseiros que mostram o relógio girando mesmo com a torneira desligada.
Isso pode ocorrer por vários motivos: um vazamento interno, uma caixa de água que está se enchendo ou até mesmo pela possível passagem do ar.
Contudo, em testes realizados em laboratório e também em situações reais, foi verificado que a quantidade de ar que passa pelo hidrômetro é tão pequena que não chega a representar diferenças significativas para o consumo.
Lembrando que por norma é proibido usar eliminador de ar.
Para eventuais dúvidas, o usuário pode ligar para o 115.