Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moradores de Maracajá vão ao IMA reclamar da extração de minérios

Circulação de caminhões das mineradoras também esteve na lista pontuada pela comunidade em reunião

Por Redação Criciúma, SC, 24/10/2019 - 19:41
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na tarde desta quinta-feira, 24, moradores do município de Maracajá, estiveram no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em Criciúma, levando o seu posicionamento e descontentamento com a extração de minérios no morro Maracajá e a circulação de caminhões realizados pelas mineradoras.

Durante a reunião a presidente do Instituto socioambiental Maracajá, Selma Fernandes Silveira Aguiar, apresentou dados sobre o recolhimento do CFEM - Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, que em 10 anos de extração retornou aos cofres públicos menos de 500 mil reais, ao passo que o parque ecológico de Maracajá em apenas 5 anos arrecadou quase 600 mil reais. Preservar o ambiente é mais lucrativo que explorar a área, concluiu a presidente do Instituto socioambiental Maracajá.

“A parte norte do morro Maracajá, preserva-se uma área de mata Atlântica, onde podemos explorar o turismo no local gerando mais ganhos ao município”, relatou Selma Fernandes Silveira Aguiar. 

Outro ponto tratado na reunião foi o transporte do minério. Apenas uma mineradora faz circular diariamente cerca de 200 caminhões na área central do município. Moradores juntamente com as mineradoras e prefeitura municipal estudam a mudança da roda.

O gerente do IMA, tenente-coronel André Luiz Dias de Mello, fez questão de receber os moradores. “Após ouvir as demandas da população, percebemos que algumas reclamações colocadas durante a sessão são de competência de outros órgãos, como ANM e Prefeitura Municipal. Ao que couber ao IMA, procederemos uma vistoria a fim de checar se as condicionantes das licenças estão sendo atendidas. Coloco o IMA a disposição dos moradores e peço que encaminhe aos demais órgãos as demandas aqui expostas”, destacou André Luiz.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito