Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moradores protestam contra instalação de empresa de transbordo do lixo em Forquilhinha

Assunto foi pauta na Câmara de Vereadores nessa segunda-feira (3)

Por Redação Forquilhinha, SC, 04/04/2023 - 10:46 Atualizado em 04/04/2023 - 16:50
Foto: Divulgação/ Câmara de Vereadores de Forquilhinha
Foto: Divulgação/ Câmara de Vereadores de Forquilhinha

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os moradores da Santa Líbera e bairros próximos marcaram presença na Câmara de Forquilhinha nessa segunda-feira (3), protestando contra a possível instalação de uma empresa na comunidade que pretende fazer o transporte e transbordo de resíduos sólidos. Com mensagens de “Transbordo de lixo aqui não! A comunidade da Santa Líbera não aceita esse retrocesso”, “Coloca o lixão na sua casa prefeito”, entre outras, eles repudiam o local escolhido.

Em busca de esclarecimentos à comunidade, os vereadores aprovaram o requerimento nº 12/2023 que pede ao Executivo mais informações sobre a instalação da empresa. Além de solicitar cópia do alvará, licenciamento ambiental e o endereço onde ocorrerá a operação do depósito e armazenamento dos resíduos sólidos, os vereadores também querem saber se houve benefícios fiscais, estudo de impacto de vizinhança e se a comunidade foi consultada.

Para a vereadora Marilda Casagrande (PP), a escolha do local foi uma decisão errada por ser uma área castigada pela poluição deixada com a extração de carvão nos bairros Santa Líbera, Cidade Alta, Sangão, Passos de São Roque e Ouro Negro. “Depois de anos de luta para eliminar o lixão de Forquilhinha buscando a recuperação ambiental, novamente estaremos retrocedendo e poluindo nossos bairros fazendo circular dezenas de caminhões de lixo de vários municípios”, disse.

“Não tem necessidade disso. Um município rico de ofertas e com a energia mais barata pode atrair empresas que ofereçam o que a nossa cidade quer, bons empregos para a nossa gente. Forquilhinha já deu a sua contribuição nessa área, por isso queremos respeito e explicação. Não existe vantagem nesse retrocesso”, destaca Marilda ao apresentar o requerimento assinado também por Valdeci Figueredo (PDT), Marcos Rocha Macedo (PDT), Dinho Rampinelli (PL) e Felipe Dordete (PP).

Segundo o vereador Célio Elias (PT), a empresa é privada e possui licença do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA). “A empresa trabalha com transbordo e o lixo não deve ficar nem 24 horas no local. Primeiro temos que conhecer o processo para depois fazer o questionamento”, declara informando que haverá uma reunião nesta terça-feira, dia 4, para esclarecer a comunidade.

A forma conduzida pelo Executivo foi criticada pelos vereadores. “Por que essa atitude de esclarecer só depois que os moradores fazem o movimento? Deveriam chamar eles antes e explicar direito”, questiona Dinho Rampinelli. “Cadê o diálogo do Executivo com as comunidades? Isso não existe”, ressalta Felipe Dordete. “Falta conversa com a comunidade e diálogo com os vereadores. Se conversasse antes, poderia ser diferente. Lixo em Forquilhinha, com tanta empresa para trazer? Que vá para outro lugar”, conclui o presidente da Câmara, Valdeci Figueredo.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito