Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Morro Cechinel: Prefeito estuda revogação de lei que retira área de preservação

Moradores se mobilizam para que construção de condomínio não tenha a licença ambiental

Por Fernanda Zampoli Criciúma, 29/10/2024 - 09:39 Atualizado em 29/10/2024 - 10:48
Foto: Fernanda Zampoli/4oito
Foto: Fernanda Zampoli/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Revogar a lei que retira a área de preservação ambiental do Morro Cechinel, na Mina Brasil, em Criciúma, está proposta como uma das soluções do problema de desmatamento que preocupa os moradores da região. O encaminhamento é avaliado pelo Prefeito interino, Ricardo Fabris, que recebe a comunidade em reunião nesta quinta-feira (31). A preocupação da comunidade surge desde que uma Lei de 2019, emabasada em farto estudo da Unesc, garantiu o local como área de preservação, entretanto, em setembro de 2022, após reunião do Conselho de Desenvolvimento Municipal com empresa interessada em fazer obra, o prefeito afastado, Clésio Salvaro (PSD), encaminhou nova Lei, que teve aprovação da Câmara de Vereadores, que alterou o dispositivo permitindo a mudança de zoneamento. Agora, em fase de Licença Ambiental para a construção de um condomínio, a comunidade se mobiliza para impedir que o documento seja liberado. "Eles alegaram, nessa mudança, evitar a ocupação desordenada dessas áreas e invasões, só que eles também mencionaram que um sinal dessa ocupação desordenada seriam as caixas d'água que estão lá e essas caixas d'água elas abastecem mais de cem famílias que moram no bairro Minam Brasil há mais de cem anos, nós não temos água da Casan", relatou, entre outros problemas, a moradora do bairro Mina Brasil, Mirian Lago, acompanhada de outros representantes da comunidade, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na rádio Som Maior, nesta terça-feira (29). 

O assunto que também já foi levado ao Ministério Público Estadual e Federal, deve ganhar novo capítulo após o encontro com Fabris, que se manifestou contrário à liberação ambiental para a obra. "Nós precisamos ampliar essa discussão. Acho que o CDM tem que estar nessa discussão, e precisam dizer que vão reconsiderar porque erraram. Eu acho que essa discussão tem que ir para o CDM e para a câmara de vereadores também, até chegar ao ponto da revogação. A minha intenção é essa, de quinta-feira conversar sobre isso, quem sabe, na quinta-feira na minha mesa já esteja uma proposta de revogação da lei", declarou também em entrevista ao Programa Adelor Lessa. 

Ouça na íntegra a entrevista com os representantes do bairro Mina Brasil e o prefeito interino, Ricardo Fabris, ao Programa Adelor Lessa, na manhã desta terça-feira (29):

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito