O município de Morro da Fumaça está entre as cidades catarinenses que receberam reconhecimento de boas práticas em gestão pelo comitê avaliador do Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC).
A certificação destaca o projeto idealizado pelo município para otimizar a tramitação de processos dentro da Prefeitura por meio da digitalização de documentos. A ideia foi formatada através do departamento de Tecnologia da Informação juntamente com a Secretaria do Sistema Econômico com o objetivo de proporcionar mais celeridade ao atendimento ao cidadão.
“Foram 18 meses estudando o site do município e as demandas existentes no dia a dia da Prefeitura. Chegamos a um modelo que tem se mostrado muito eficiente, com menor custo operacional, zero impacto ambiental, transparente e ágil para a nossa equipe, bem como para a população”, explica o secretário do Sistema Econômico, Roberto José Sávio Caetano.
A implementação da digitalização teve início em janeiro de 2023 e contempla novos processos e documentos já existentes no banco de dados do município. Conforme o chefe do Departamento de Tecnologia da Prefeitura, Márcio Martinho, a expectativa é de que até 2028 o município alcance 100% de digitalização.
“Tudo gira em torno do website do município. Através dele é realizada a abertura do protocolo e podemos acompanhar o processo até o fim, além de ter a facilidade de buscar a informação necessária com rapidez. Hoje, em menos de 24 horas estamos com tudo na mão, antes da mudança precisávamos de aproximadamente sete dias para localizar determinada documentação; A tendência é ficar cada vez mais ágil”, esclarece.
Para o vice-prefeito, Eduardo Guollo, o projeto destacado durante o Congresso é apenas uma das ações pensadas para a cidade observando o aspecto da sustentabilidade e inovação. “Estamos em constante evolução e a cada dia surgem novas facilidades, precisamos estar atentos às demandas e as possíveis soluções, sempre buscando o melhor para a cidade. O exemplo, aqui destacado, é a representação desse esforço”, salienta Guollo.
Além do reconhecimento no COMAC-SC, o Governo de Morro da Fumaça, em 2023, é destaque catarinense no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). De acordo com dados divulgados em julho, o município ocupa a segunda posição em todo o estado no ranking que avalia e compara as 295 cidades de Santa Catarina. Conquistas que evidenciam o bom resultado alcançado pela Administração Municipal à frente da gestão da cidade. “É a consolidação do esforço e o empenho conjunto de toda a equipe em fazer um bom trabalho e melhorar cada vez mais”, destaca o prefeito, Agenor Coral.
A entrega do certificado ocorreu durante o COMAC-SC 2023 realizado em São José. Estiveram presentes no evento, representando o município de Morro da Fumaça, o prefeito Agenor Coral, o vice-prefeito Eduardo Guollo, Roberto José Sávio Caetano e Márcio Martinho.