A recente interdição da BR-101 no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, provocada pelo tombamento e explosão de uma carreta nesse domingo (06), reacendeu o debate sobre a necessidade de uma solução definitiva para o ponto considerado um dos mais críticos da rodovia. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta segunda-feira (7), o deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, afirmou que há tratativas com o Governo Federal para viabilizar uma alternativa ao túnel previsto inicialmente: um anel viário com estrutura semelhante à usada em obras como a ponte de Laguna.
Segundo o parlamentar, técnicos catarinenses já apresentaram uma proposta com custo estimado em R$ 500 milhões — metade do valor orçado para a construção do túnel. A alternativa está sendo avaliada em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “A proposta será incluída no relatório técnico da ANTT que será enviado ao Tribunal de Contas da União. A ideia é incorporar essa obra no contrato de renovação da concessão da BR-101, como parte da chamada ‘otimização’ do trecho”, afirmou Uczai.
A decisão sobre qual será o modelo adotado — túnel ou anel viário — ainda depende da análise técnica e da viabilidade econômica. Não há, por enquanto, previsão de início das obras. “Estamos trabalhando para acelerar esse processo e garantir que o Morro dos Cavalos tenha uma solução definitiva, com mais segurança, menor custo e maior agilidade de execução”, destacou o deputado.
Ouça na íntegra o que disse o deputado federal, Pedro Uczai: