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Morro dos Cavalos: Lideranças defendem túnel ou anel por concessionária

Deputados federais e setor de transportes cobram agilidade dos governos

Por Fernanda Zampoli 08/04/2025 - 08:40 Atualizado em 08/04/2025 - 09:11
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

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A recente interdição da BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, reacendeu o debate sobre a urgência de uma solução definitiva para o problema. Durante entrevista à Rádio Som Maior, os deputados federais Ricardo Guidi (PSD) e Giovania de Sá (PSDB) defenderam que a construção de um túnel ou de um contorno alternativo precisa constar na recontratualização do contrato da Arteris, concessionária responsável pela rodovia. “O Morro dos Cavalos é o principal gargalo do Sul de Santa Catarina. Por ali passam 80% da nossa produção industrial e milhares de pessoas diariamente. Estamos trabalhando para que o túnel entre na recontratualização da BR-101, com estimativa de custo em R$ 1,2 bilhão. É a melhor solução”, afirmou Guidi.

Já a deputada Geovânia de Sá lembrou que a inclusão do túnel vem sendo discutida há pelo menos dez anos e que a bancada catarinense no Congresso tem insistido na sua execução. “Já estivemos mais longe dessa solução. A Arteris informou, na última reunião com a ANTT, que o túnel será contemplado na recontratualização. Também foi apresentada a possibilidade de um contorno, com menor impacto financeiro, mas que daria o mesmo fluxo. O importante é não aceitarmos que o trecho continue como está”, disse Geovânia.

Giovania também cobrou agilidade por parte do Governo do Estado, especialmente na melhoria de rodovias estaduais que servem de acesso alternativo à capital. “O Estado pode colaborar com projetos e obras em rodovias como a SC-281, que passam por São Bonifácio, Rancho Queimado e Anitápolis. Essas ligações são importantes para o deslocamento da população e da produção", reforçou. 

O presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina), Dagnor Schneider, também participou da discussão e reforçou a necessidade de ação. “Não cabe à Fetrancesc definir se deve ser o túnel ou o anel viário. O que defendemos é que a obra seja feita e que o investimento seja da concessionária. Essa é uma demanda urgente para o transporte de cargas e de passageiros", salientou.

A expectativa é que o relatório técnico final da nova concessão seja apresentado em breve pela ANTT à bancada catarinense e, em seguida, encaminhado ao TCU para validação. O trecho do Morro dos Cavalos é um dos pontos mais sensíveis da BR-101 e, em dias de chuva forte, frequentemente enfrenta interdições por deslizamentos ou quedas de árvores.

Ouça na íntegra o que disseram os deputados federais, Ricardo Guidi, Geovânia de Sá e também o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider:

 



 

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