A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, por meio do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Pamdha), estará presente nas atividades de Carnaval da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), para dar orientações e distribuir preservativos e materiais informativos gratuitos sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O objetivo é conscientizar a população e minimizar a transmissão das ISTs durante o período. A ação começa nesta sexta-feira, 21, às 16h, na Praça Nereu Ramos.
O uso dos preservativos é indispensável para evitar as infecções e a gravidez indesejada. A distribuição de preservativos também é feita no Pamdha e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de forma gratuita. “Os casos de HIV vêm aumentando todos os anos. Temos cerca de três mil casos notificados em Criciúma desde que o programa surgiu até os dias de hoje”, enfatizou a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues. Aids é uma doença sem cura, mas que possui tratamento.
Além disso, a Saúde também oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C no Pamdha e nas UBSs, de forma segura e sigilosa, durante todo o ano. Quem desejar fazer os testes deve levar um documento com foto. “A gente oferece no Pamdha o autoteste para pessoas propensas a ter o vírus, mas que não procuram a gente. O parceiro vem nos procurar, ele leva o kit de autoteste para casa e recebe toda a informação. Caso seja confirmado a infecção, nós chamamos a pessoa para fazer o acompanhamento”, explicou a coordenadora.
O Pamdha está localizado na rua Maria Fernandes Argente, nº 85, no bairro Santo Antônio, próximo ao Centro de Especialidades em Saúde (CES). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Locais com orientações do Pamdha no Carnaval:
Sexta-feira (21) – às 16h – Praça Nereu Ramos
Sábado (22) – às 10h – Praça Nereu Ramos
Domingo (23) – às 17h – Parque Municipal Prefeito Altair Guidi
Domingo (23) – às 18h – Parque das Nações
Terça-feira (25) – às 18h – Parque dos Imigrantes