Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Museu ao Ar Livre recebe repasses da prefeitura de Orleans

Serão destinados R$ 200 mil em quatro parcelas à Febave

Por Redação Orleans, SC, 15/05/2021 - 16:34
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A prefeitura de Orleans realizou ato de assinatura de convênio na tarde de sexta-feira, 14, para repasse de recursos para restauro e conservação do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. No total serão repassados R$ 50 mil em quatro parcelas, de recursos próprios da prefeitura, para a Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do museu.

Conforme a diretora do museu, Valdirene Böger Dorigon, os recursos serão destinados para a reposição das calhas de madeira que fazem a distribuição de água para as unidades da ferraria, atafona, marcenaria e serraria. Além disso, as rodas d'água das unidades Atafona e Marcenaria também serão restauradas.

"O museu é o maior atrativo que temos na cidade de Orleans. Precisamos conservá-lo e para preservar a história da cidade para os visitantes e para as futuras gerações", afirmou o prefeito de Orleans, Jorge Koch. Durante o discurso, o prefeito falou em planejamento para o turismo, e repasse de recursos para manutenção de outras atrações turísticas. O paredão de escultura, obra do artista Zé Diabo, por exemplo, deve ganhar totens explicativos e será feita a limpeza no próximo dia 2 de junho.

O reitor da Febave, Guilherme Valente de Souza, também discursou ressaltando a importância do museu, que é tombado pelo estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural brasileiro. "É importante manter conservação do Museu para melhor atender aos visitantes, tantos os moradores da região, quanto os turistas que vistam nossa cidade", declarou Guilherme.

Contrapartida

Em contrapartida ao projeto de conservação do Museu, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizará capacitação com os professores da rede municipal de Orleans. No total serão 10 horas, tratando do processo imigratório, da Colônia Grão-Pará, e da criação do município de Orleans, além de uma visita guiada no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito