A chuva desta quarta-feira, 10, suspendeu as obras na Avenida Santos Dumont e seus arredores no bairro São Luiz, em Criciúma. Porém, a atenção de motoristas e pedestres que passam pelos locais deve continuar devido à chuva e à lama que se formou em diversos pontos.
Há três meses, a principal via do bairro São Luiz recebe a primeira etapa dos serviços de implantação do sistema binário que visa melhorar o fluxo de veículos e urbanizar a avenida. O investimento é de mais de R$ 32,4 milhões, através de operação de crédito externo firmado junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Antes de ser paralisada devido à chuva, a empresa Confer Construtora Fernandes, responsável pelos trabalhos, executa a ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais. “Essa etapa abrange a construção de um canal, que começou a ser implantando nas proximidades do Teatro Municipal Elias Angeloni e vai melhorar o escoamento das águas”, pontua a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.
Casan retorna na próxima segunda-feira
A Casan também está implantando a rede de esgotamento sanitário no bairro, porém a obra também foi suspensa e retorna na próxima segunda-feira, 15. O trabalho é feito na Luiz Rosso e na Avenida Imigrantes Poloneses. Nos próximos dias, os motoristas que transitam por estes locais devem ficar atentos por conta das obras porque as vias não estarão fechadas. A escavação para assentamento de tubulação, atual etapa, deve ser finalizada na próxima semana.
Comerciantes satisfeitos
Após reunião entre comerciantes e vereadores da Comissão de Obras, e matéria do 4oito, os responsáveis pela obra voltaram a liberar a Avenida Santos Dumont e a fazer o bloqueio por quadras, o que tem deixado os empresários satisfeitos. “A gente buscou na reunião o que foi prometido anteriormente e tivemos o apoio de todos. E voltou a ser o que era. No outro dia depois da reunião, voltou a abrir as ruas”, comenta Fernando Fernandes, lembrando que o fechamento de várias quadras foi feito sem aviso prévio. “Fecharam no meio da semana, ficamos três a quatro dias com quatro quadras fechadas e o movimento, não só o nosso comércio, mas todos sofreram. Foi sem aviso, ninguém comunicou. Ficamos surpresos porque foi prometido e quando vimos afetou o nosso comércio”, ressalta.
Fernandes diz ainda que a mobilização deu resultado. “O apoio dos vereadores está fazendo a diferença e nós estamos unidos porque é uma obra grande que a longo prazo vai beneficiar comerciantes, bairros e a cidade”, conclui.
Confira também:
Comerciantes pedem mudanças no ritmo das obras do binário
Fechamento da Santos Dumont chega aos arredores do Cemitério MunicipalBinário da Santos Dumont: obras avançam no São Luiz
Fiscalização
Para fiscalizar os trabalhos, a prefeitura firmou contrato com a empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, vencedora de processo licitatório. A primeira reunião técnica entre engenheiros da Administração Municipal e profissionais da empresa ocorreu na manhã dessa terça-feira, 9, no Paço Municipal Marcos Rovaris. “Com a prefeitura, a empresa terá a função de supervisionar e fiscalizar o andamento das obras, garantido a qualidade dos serviços executados”, conta a secretária.
Quatro faixas, calçadas e ciclovia
A implantação do sistema binário no bairro São Luiz consiste na duplicação da Avenida Santos Dumont, que contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a Avenida Centenário e a rua Pinheiro Machado. A via municipal contará com calçadas e ciclovia. Os trabalhos incluem, ainda, a pavimentação e a urbanização da Avenida Carlos Pinto Sampaio e da rua Fioravante Benedet, que serão duplicadas e contarão com calçadas e ciclovia.
A Avenida Imigrantes Poloneses, entre a rua Fioravante Benedet e a Rodovia Luiz Rosso, será renovada. A primeira etapa das obras de implantação do sistema binário da Avenida Santos Dumont deve ser concluída em 30 meses.
Novas alterações no trânsito
Nos próximos dias, os motoristas que transitam pelo bairro São Luiz devem ficar atentos. Por conta das obras, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma interromperá o trânsito na Avenida Santos Dumont, nas proximidades da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil até as proximidades do Banco Bradesco (apenas referência), no bairro Pinheirinho. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, não há previsão para normalizar o trânsito no local.