A partir do dia 4 de outubro inicia a retomada gradual das rotinas nas unidades prisionais de Santa Catarina. Nesta sexta-feira, 17, Criciúma definiu como será este processo nas três unidades da cidade.
A Juíza Titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Criciúma, Débora Zanini, revela que entre as atividades, as visitas são as que mais chamam atenção e despertam dúvidas. “Estamos há um ano e meio sem visitas, mas não podemos liberar tudo de uma vez só como era antes, temos que ter muito cuidado. As visitas serão presenciais ou virtuais. O preso poderá optar e terá direito a uma por mês. Eles vão fazer a opção se em determinado mês vão querer virtual ou presencial, vai ter direito a 30 minutos se for presencial. Se for virtual, 20 minutos”, fala a juíza.
Atenção à matriz de risco
Débora esclarece ainda que a matriz de risco também influenciará nesta questão. “Se o mapa de risco for alto ou grave, a visita será de 30 minutos, se for moderado vai ser uma hora, porém se for gravíssimo, as visitas serão suspensas. Temos que ficar atentos a isso”, ressalta.
Outra exigência é a vacinação. “Quem for visitar precisa ter em mãos a carteirinha de vacinação. Precisa estar com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, será aferida a temperatura, usará álcool gel, usará máscara. Todos os cuidados especiais para que não tenhamos casos de Covid-19 dentro da unidade prisional”, pontua.