Desde a madrugada do último domingo (22), a administração de Balneário Rincão está envolvida no caso do encalhe de uma embarcação que vinha de Itajaí com destino ao Rio Grande do Sul. O barco está localizado na Praia do Torneiro e tinha oito tripulantes - todos bem. Nas últimas horas, circulou a informação de que havia derramamento de óleo no mar.
"Esta é uma situação atípica. De fato, a embarcação estava vindo de Itajaí e, por um descuido dos tripulantes, eles acabaram cochilando e desligaram os equipamentos da embarcação. Aí, acabou, de fato, encalhando na nossa região", afirma o engenheiro ambiental da prefeitura, Paulo Amboni.
Ainda conforme o profissional, a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, já estava ciente da situação. "Nós, então, avisamos a Polícia Militar Ambiental justamente para, se tivesse algum problema, que estivessem cientes e pudessem tomar as medidas cabíveis", acrescenta.
No entanto, pelo menos até a manhã desta quarta-feira (25), a informação de que a embarcação estaria derramando óleo no mar não é verídica. "A gente foi investigar essa questão que chegou com força aqui na prefeitura e, na verdade, inicialmente, não procede", afirma Amboni.
A prefeitura trabalha desde terça-feira (24), efetivamente, no desencalhe do barco. "É um trabalho bem minucioso. A embarcação, depois da remoção, vai acabar sendo descartada. Não tem como reaproveitar nada, somente as peças", finaliza o engenheiro.