Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

“Não vai ser esta que vai nos tirar desta situação”, diz médico sobre vacina russa

Pneumologista, Renato Matos, fala que fases de testes não foram divulgados corretamente

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 12/08/2020 - 10:06 Atualizado em 12/08/2020 - 10:08
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rússia foi o primeiro país a registrar oficialmente uma vacina contra o coronavírus e declará-la pronta para uso. Porém, ela ainda gera muitas dúvidas no mundo inteiro. 

O médico pneumologista, Renato Matos, alertou em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, na manhã desta quarta-feira, 12, que para ter a eficácia comprovada, a vacina precisa passar por três fases de testes. “De uma certa maneira isso é como um rito jurídico. Tem que passar por um promotor, um julgamento e depois o veredito. Estas fases das vacinas seguem mais ou menos o mesmo raciocínio. Precisa fazer o teste com uma pequena quantidade de pessoas na fase um, um pouco mais na fase dois, ver se é segura e na fase três, a aplicação em um número grande de pessoas parar ver se funciona. O que surpreende na vacina russa é que fizeram duas fases e não publicaram como é feito e vão começar a aplicar nas pessoas”, questionou.

Confira o blog do Doutor Renato Matos no 4oito


O presidente russo, Vladimir Putin disse que uma de suas filhas foi vacinada e ressaltou que a vacina passou pelos testes necessários e se mostrou eficaz, oferecendo imunidade duradoura ao coronavírus. “Vão começar a aplicar, vão fazer a fase três na população pode fazer mal. Estão injetando vírus que não sabemos como vai reagir com as pessoas. A Organização Mundial da Saúde já disse que não recomenda até que os dados sejam mostrados. Acho que não vai ser esta que vai nos tirar desta situação tão complicada. É preciso um julgamento adequado para que as pessoas do mundo saibam se aquele medicamento é eficaz”, comentou Matos.

Além disso, o pneumologista enfatizou que a Sinovac, vacina da chinesa, ficaria pronta antes da russa.  “Ainda não tem o aval do Governo Federal. O prefeito e São Paulo, Bruno Covas, está conversando com o Governo Federal para que esteja liberada para o Brasil todo. A chinesa pode estar à disposição antes da vacina russa”, citou.

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito