Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Nevou na Amrec", aponta Márcio Sônego (VÍDEO)

Climatologista menciona fenômeno no costão da Serra, que é parte de três municípios da região. Mas não houve precipitação em áreas urbanas

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 21/08/2020 - 16:38 Atualizado em 21/08/2020 - 17:02
Foto: Tais Fernandes / Especial / 4oito
Foto: Tais Fernandes / Especial / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um morador de Siderópolis encaminhou à redação do 4oito imagens que, entende ele, confirmam a queda de neve na cidade na madrugada desta sexta-feira, 21. "Eu não sou meteorologista, mas já morei fora e presenciei varias vezes neve, chuva congeladas.. Chuva congelada não muda de acordo com o vento, ela é pesada, a neve leve, qualquer sopro ela muda de direção", comentou Luchese Garllini, residente na comunidade de Rio Albina, distante cerca de cinco quilômetros do Centro de Siderópolis. "No vídeo dá pra ver diversas vezes que o fenômeno faz isso, muda de direção", completou.

Provocado a analisar o conteúdo do vídeo, que recebeu do 4oito, o climatologista Márcio Sônego pediu apoio. "Submetemos as imagens ao pessoal da Epagri/Ciram. Eles entendem que a imagem daqueles supostos flocos que aparecem no vídeo é, na verdade, o reflexo da luz na chuva que estava caindo naquele horário", observou.

Ele argumenta, ainda, razões para justificar a dificuldade de queda de neve na região da residência de onde vieram as imagens. "Ali tem pouca altitude, menos de 200 metros. quando precisaria de ao menos uns 700 metros para que houvesse formação de neve, além de todos os outros critérios necessários", observou.

Mas teve neve na Amrec

Mas a Amrec não ficou livre da neve. "É que nevou no costão da Serra, e o costão está nos limites de Siderópolis, Nova Veneza e Lauro Müller. Logo, nevou na Amrec. Foi no interior desses municípios, bem no costão, mas nevou", ponderou, lembrando que não houve registros oficiais de precipitação em áreas urbanas nem próximas disso na região carbonífera.

As mínimas na região nesta sexta foram em Urussanga e Criciúma, onde fez 2 graus. "Em Urussanga tivemos uma sensação próxima de zero e geada na relva em áreas do interior. Houve geadas em outros pontos também", completou.

Onde nevou em SC

A Epagri Ciram divulgou, na tarde desta sexta, um mapa no qual cita os municípios onde, oficialmente, houve o reconhecimento de queda de neve em Santa Catarina. São onze municípios: quatro da Serra, um da Amurel, três da Grande Florianópolis e três do norte. Confira:

Epagri/Ciram / Reprodução

Na Serra, mais frio abaixo de zero

A hipótese de mais neve na Serra catarinense nos próximos dias está descartada. "Não tem mais chance, a neve que caiu, caiu", confirmou Sônego. Mas o frio ficará mais rigoroso. A mínima da madrugada que passou em Santa Catarina foi no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, com 8,2 graus abaixo de zero. À tarde, por volta das 15h, a temperatura no local era de 1,2 grau negativo. "Pode ficar ainda mais frio na próxima madrugada", antecipou.

Confira a atualização da previsão do tempo na Rádio Som Maior com Márcio Sônego às 17h05min, no Ponto a Ponto, e às 18h10min, no Ponto Final.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito