Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Nicola Gava: mais uma vítima da Covid-19

Historiador, morador de Nova Veneza morreu na tarde desta quarta-feira

Por Marciano Bortolin Nova Veneza, SC, 16/06/2021 - 17:52 Atualizado em 16/06/2021 - 18:51
Foto: Luana Mazzuchelo/Arquivo/4oito
Foto: Luana Mazzuchelo/Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Historiador e profundo conhecedor da cultura e da imigração italiana, Nicola Gava, de 58 anos, foi mais uma vítima da Covid-19. Ele morreu na tarde desta quarta-feira, 16, após 20 dias internado no Hospital São José (HSJ), de Criciúma. Ele morava em Nova Veneza e deixa dois filhos.

Em julho do ano passado, Nicola Gava foi o entrevistado do Programa Avesso, da Rádio Som Maior, ocasião em que contou um pouco de sua história, de suas viagens por 86 países, entre tantas outras.

Há 38 anos ele pesquisava a história e os vestígios da imigração italiana do Sul de Santa Catarina. Pesquisador e historiador autodidata, falava português, italiano, espanhol e a língua veneta. “Viajei para Itália 77 vezes como pesquisador e guia turístico. Na Itália pesquisei 420 sobrenomes das famílias que vieram para o sul catarinense. Por lá participei ajudando escrever dois livros”, contou na época.

Confira também:

Adelor Lessa - Perdemos o Nicola!

Desde 2004 ele se dedicava à gravação de 120 documentários intitulados “Relatos e vestígios da imigração italiana do Sul Catarinense e de etnias de convívio".

Notas de pesar

A Administração Municipal de Nova Veneza emitiu nota onde lamenta a morte de Gava.O prefeito Rogério Frigo, manifestou os sentimentos para todos os familiares e amigos, além de destacar o trabalho realizado pelo historiador em toda a sua vida. "Ficamos tristes com a perda de uma pessoa amiga, que era participativo dentro do município e também diretamente ligado na cultura da cidade. Tudo que acontecia em Nova Veneza, tinha a mão do Nicola. Sempre ajudou com ideias e ações. E hoje, infelizmente, Nova Veneza perde um grande cidadão e entusiasta da cultura italiana. É uma pessoa com muito conhecimento e tinha uma visão extraordinária. Desejamos que Deus conforme a sua família", comenta Frigo.

O Caravaggio Futebol Clube também lamentou a morte do historiador. "Por vezes, Gava contribuiu divulgando ações do Caravaggio Futebol Clube, tendo também participado da construção da Praça Guilherme Arthur Milanez Mastella. O Azulão da Montanha presta condolências aos familiares neste momento difícil", descreve a nota.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito