Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Nível da Barragem do Rio São Bento baixou 26 centímetros em um mês

Não há riscos para o abastecimento, mas "chuva é bem vinda", afirma superintendente da Casan

Por Denis Luciano Siderópolis, SC, 04/06/2020 - 15:58
Fotos: José Nicolau Fernandes / Especial / 4oito
Fotos: José Nicolau Fernandes / Especial / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As fotos entregam. O visual para quem visita chama a atenção. Os rios que desaguam na Barragem do Rio São Bento estão longe de ter volume de água. "Se dependessemos só do volume dos rios, estávamos realmente em uma situação crítica", reconhece o superintendente Regional Sul Serra da Casan, Gilberto Benedet Júnior. 

Resultado da estiagem. Em um mês, o nível da barragem baixou 24 centímetros. A lâmina d´água estava 4m14cm abaixo do vertedouro há 30 dias, e hoje encontra-se a 4m40cm. "Ainda assim, estamos longe de uma situação crítica para o abastecimento. É que, em 2012, em uma estiagem bastante complicada, chegou a 7m20cm, ainda longe dos 14cm que, aí sim, são a nossa medida de risco", aponta. "E naquela época, há oito anos, com mais de 7 metros abaixo do nível, não tivemos problemas no abastecimento. Mas claro que a população deve economizar água", observa.

Mas as imagens impactam que vê aquele entorno da barragem com terra seca e rara vegetação exposta, além dos leitos dos rios secos. "É que, no caso da vegetação, quando a barragem está cheia não cria mata ciliar, quando baixa o nível expõe a camada de terra", relata Gilberto. "O nível dos rios está baixo mesmo, e a recarga do rio é menor que a água que estamos mandando na vazão ecológica, na dispersora e na captação. Por isso que a barragem está descendo lentamente", detalha. "As nascentes não estão produzindo tanta água assim", reforça.

Por isso, a expectativa é pela chuva. "Uns 100mm seria bom demais", especula. "Mas qualquer quantidade é bem vinda", assinala o superintendente. O climatologista Márcio Sônego vinha trazendo a previsão de uma chuva mais forte para os próximos dias, intensidade que sofreu uma moderação recente. "Os modelos apontavam para uns 40mm entre quinta-feira e sábado, agora a previsão está em 15 a 20mm. Depois, teremos outra chuva lá por quarta-feira da semana que vem", informa.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito