Para marcar os 20 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta segunda-feira, 18, a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC) disponibiliza uma página com informações sobre as formas de violência, métodos de prevenção e canais de denúncia, no "Maio Laranja". A data foi instituída pelo Congresso Nacional em função do assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespoe, em 18 de maio de 1973, aos nove anos de idade, em Vitória (ES).
Na página criada pelos servidores e magistrados do Judiciário catarinense, a sociedade tem acesso a diferentes guias, cartilhas e orientações para prevenir e identificar sinais de abuso e exploração sexual de jovens. Isso inclui o comportamento de crianças e adolescentes na Internet e como utilizar as redes sociais de forma segura.
Os profissionais de educação e saúde também têm informações importantes de como proceder diante de casos de violência. Além disso, a cartilha elaborada pela CEIJ - Super Adultos de Confiança, voltada ao público pré-adolescente e adolescente, com o objetivo de fornecer informações e orientar sobre a prevenção dos casos de violência e exploração sexual, neste ano é disponibilizada no formato e-book.
Para a desembargadora Rosane Portella Wolff, Coordenadora Estadual da Infância e da Juventude, a visibilidade desse tema é fundamental para que não somente a rede de proteção, mas toda a sociedade receba informação atualizada e entenda o seu papel como coadjuvante no combate a todas as formas de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.