Uma noite recheada de histórias, desafios e vitórias. Foi assim a formatura da primeira turma da Escola Técnica da Unesc (Unesc Tec), vinculada ao Colégio Unesc. A solenidade de entrega das outorgas de títulos para as formandas e formandos, ocorreu na noite de sexta-feira (4) no auditório Ruy Hulse, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Unesc Tv, no YouTube. A Unesc Tec diplomou 63 novos profissionais técnicos subsequentes em Administração, Massoterapia, Necropsia, Podologia, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho, do campus de Criciúma e do polo de Araranguá, premiando os 30 anos de existência do Colégio Unesc comemorados neste ano.
A oradora da turma e agora técnica em Podologia, Cristiane Elisângela dos Santos, buscou relatar a trajetória da turma nestes 18 meses de curso, transcorrido em plena pandemia. “Foram dias de muita dedicação, paciência e aprendizado. Resolvemos aprender mais e evoluir em um momento em que muitas pessoas desistiram de tudo. Diante de uma pandemia mundial, resolvemos empreender naquilo que acreditamos ser um dos bens mais preciosos: nós mesmos. Decidimos elevar o nível, reinventar nossas histórias e recomeçar. E muitos aqui recomeçaram do zero. Acreditamos que ao iniciar e concluir essa jornada estamos escrevendo não só a nossa história, estamos encorajando as pessoas a buscarem a realização dos seus sonhos”, disse.
Emocionada e orgulhosa com esse momento histórico, a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira fala da coragem e da persistência de cada um em chegar até aqui. “Foi a coragem que fez vocês, técnicos, professores, coordenação, reitora e toda a equipe de gestão, acreditar que esse sonho era possível. Eu quero dizer que me orgulho muito de vocês, nossos técnicos e técnicas, os primeiros formados pela nossa Unesc Tec. Vocês foram corajosos, comprometidos com seu aprendizado, protagonistas da sua trajetória. Foram testados, renunciaram muitas coisas e mesmo assim, foram resilientes, não perderam o foco e chegaram até aqui”, sublinha.
A diretora de Ensino de Graduação à Distância da Unesc, professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, presidente da cerimônia e representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, parabenizou todos pela vitória. “Desejamos que, a partir deste momento, a atuação de vocês seja ainda mais intensa e que possam retornar à Unesc para darem continuidade na trajetória formativa e continuarem compartilhando experiências com os outros tantos que ainda trilham o caminho da graduação em seus cursos. Como disse Leonardo da Vinci, ‘Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.’ Gostaria de dizer-lhes, também, que a Unesc continuará sempre de portas abertas para recebê-los, pois ela foi e continuará sempre sendo a nossa universidade comunitária que é de todos nós. Desejo que vocês sejam e façam a diferença em nosso mundo”, parabeniza.
"Fiz o curso para mim"
A noite foi de comemoração para os novos técnicos, como a recém-formada em Massoterapia, Maria de Lurdes Bastos que, aos seus 57 anos, resolveu voltar à sala de aula, após realizar o curso de informática do projeto de Extensão da Unesc, em 2019. “Este curso me despertou um interesse em continuar e buscar algo mais. Então a publicação da Unesc, sobre os cursos técnicos me chamou atenção. Escolhi a Massoterapia porque sempre gostei muito do humano, do toque. Eu fiz este curso, primeiro pensando em mim. Estava abalada, emocionalmente.
"O curso me trouxe todo o sentido que eu buscava. Me fez muito bem e despertou que realmente era isso que eu queria: levar esse bem-estar para a vida das pessoas. Olhar cada paciente como um todo porque ele tem sentimentos, ele vem com a bagagem de vida dele. Quero tratar as pessoas. Estou muito feliz”, enfatiza.
Ela ainda deixou um recado. “Eu digo que valeu muito a pena voltar a estudar. Foi um grande estímulo. Me deu um novo gás para viver. Independente da idade, essa convivência com as diferenças de pensamentos é muito importante, nos fazem crescer”, destaca.
De funcionária a empreendedora
A história da formanda em Podologia pelo polo da Unesc em Araranguá, Cristiane Elisângela dos Santos, é uma prova que nem tudo está perdido. “Para mim foi uma grande experiência. Fui demitida de um emprego onde eu me dedicava há cinco anos. Na minha cabeça eu pensei: o que vale a pena não é aquilo que fazem com a gente, mas sim, o que a gente faz com o que fazem com a gente. Levantei a cabeça, e a Unesc proporcionou a oportunidade e eu agarrei com todas as forças.
"Hoje finalizo essa trajetória e já com o meu consultório montado. É uma reinvenção e resolvi empreender naquilo que é mais precioso: eu. Entrei aqui desempregada e a partir de agora serei empreendedora, a minha própria patroa”, descreve.
A nova podóloga também fez questão de destacar a importância da Unesc na sua vida. “A Universidade foi sensacional, nos proporcionou estudar perto da nossa casa, já que sou de Sombrio e estudei em Araranguá. Os professores foram muito dedicados, muito atenciosos. E mesmo em meio a uma pandemia, nos ensinaram de dentro das suas casas. Foi muito show neste período. Muito bom”, concluiu.
Professoras e Professores homenageados
Haron Cardoso Fabre - Coordenador da UnescTec
Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias - Diretora de Ensino de Graduação a Distância da UNESC