Neste sábado (17), às 9h30, a o Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), de Araranguá, entrega ao município a Estação de Tratamento de Água (ETA). Além do Morro dos Conventos, onde está instalada, a ETA vai atender ainda Manhoso, Paiquerê e Canjiquinha.
A nova estação será praticamente toda automática. Mesmo em um balneário ela terá maior durabilidade, pois é feita com aço de carbono. Além disso, a capacidade será ainda maior que a antiga estação. Está trabalhava com 100m³ por hora, já naquela o projeto final é para 250m³ por hora.
Os investimentos giram em torno de R$ 2 milhões, entre a aquisição do terreno, instalação da ETA, e acabamento de infraestrutura interna como calçamento, pintura e iluminação. A estação tem uma área total de dois mil metros quadrados, sendo composta por: captação, calha parschall, floculadores, decantador, filtros, cisterna e casa de bombas de recalque. Tem também a casa de química que é composta por controle de qualidade, laboratório e tratamento químico.
A ETA foi projetada visando o crescimento de Morro dos Conventos, garantindo o abastecimento mesmo com o aumento populacional das comunidades beneficiadas.