O município de Nova Veneza, através da Fundação do Meio Ambiente (Fundave), foi reconhecido como destaque pelo trabalho feito no Programa Penso, Logo destino. A iniciativa do troféu Formiguinha é do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). No município, a campanha contou com a participação da Associação Feminina de Assistência Veneziana (AFAVE) e recolheu mais de 11 mil itens entre pilhas, lâmpadas e eletrônicos recolhidos em todo o município.
O presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, recebeu a premiação e ressaltou a importância da campanha de coleta no município. "Ficamos empenhados durante 40 dias através dos clubes de mães, que são organizados pela a Afave e tivemos uma grande surpresa em conseguir tantos materiais", comenta.
Mas os trabalhos de recolhimentos destes artigos continuam durante o ano todo. "É uma ação que realizamos durante todo o ano. Nas escolas e em outros locais públicos temos pontos de coleta e as pessoas também podem nos procurar na sede da Fundação para dar uma destinação correta a estes materiais, que descartados incorretamente, podem trazer danos ao meio ambiente", ressalta Dal Molin.
A parceria com a Afave envolveu 363 mães, que recolheram: 9.860 pilhas, 846 lâmpadas, 306 pneus e 931 eletrônicos. Totalizando 11.943 itens que tiveram a destinação correta.